Livro Aqui e Agora (opinião)


Sinopse:
   Prenna James é uma jovem de dezassete anos que imigrou para Nova Iorque quando tinha doze. Só que Prenna não chegou a Nova Iorque vinda de outro país… ela veio de outro tempo, de um futuro onde uma doença transmitida através de mosquitos se tornou uma pandemia arrasadora que deixou o mundo em ruínas. Prenna e as outras pessoas que conseguiram escapar são obrigadas a seguir um conjunto de regras muito rígido: nunca revelar de onde são, nunca interferir com o curso da história e nunca, em circunstância alguma, estabelecer uma relação mais íntima com alguém que não faça parte da comunidade. Prenna faz tudo como lhe dizem, acreditando que está a ajudar a prevenir os problemas que um dia vão assolar o planeta. Mas tudo isso irá mudar no dia em que Prenna conhece Ethan Jarves…Emocionante e arrebatador, Aqui e Agora é um romance que lança um olhar sobre um amor impossível e a oportunidade de mudar o futuro.

Opinião:
   Este foi um livro que sempre tive muita curiosidade em ler mas ao mesmo tempo receava não gostar pois, pela sinopse, sempre pensei que o livro parecia demasiado pequeno para abordar um tema tão vasto.
   Fiz esta leitura no mês de Março e posso dizer que estava certa quanto aos meus receios e também quanto à minha curiosidade. Por um lado, o livro é de facto, na minha humilde opinião, demasiado compactado e a história acaba por se desenrolar muito depressa deixando uma sensação de vazio e que poderia muito bem ter sido feita uma trilogia. Por outro lado, os temas abordados são extremamente relevantes e acabei por ficar fascinada com os próprios personagens e a sua forma de pensar e encarar problemas que podem mudar para sempre o destino do planeta e da humanidade. 
   Desde o início do livro que existe uma onda de mistério em torno dos viajantes que chegaram de um outro tempo, e só depois mais tarde nos apercebemos que tempo é esse e que a sua volta é marcada por uma missão de alta importância. Estes viajantes são ainda sujeitos a regras rígidas, impostas pelos seus líderes da comunidade, que controlam tudo e todos com "mão de ferro" de forma bastante punitiva e intimidadora.
   Prenna é a personagem principal deste livro e fiquei impressionada pela forma como esta descreve minuciosamente tudo aquilo que sente em diversas situações. Por vezes, fiquei mesmo com a sensação que estava a ler o seu diário e não apenas a ter uma descrição passageira dos factos.  
   Uma vez que os viajantes chegaram de outro tempo (futuro), existe ainda algum choque temporal a nível de cultura, roupa, palavras utilizadas e tecnologias. Fiquei mesmo a pensar se será possível, num futuro próximo, desfrutarmos dessas tecnologias mais avançadas que são abordadas no livro. A propósito deste tema, surge uma discussão extremamente curiosa, que eu achei muito relevante e que já pode ser aplicada aos dias de hoje, acerca dos jornais de papel (palpáveis e inalteráveis) e dos jornais digitais (alteráveis, sujeitos a pirataria, corruptíveis e não palpáveis).
   Este livro apresenta ainda temas fortes, tais como: os danos que estamos a causar ao planeta e as repercussões que esses danos terão no futuro. Falando-nos ainda da realização de escolhas altruístas e como essas escolhas podem afectar a nossa felicidade. Contudo, é um livro que recomendo a um público mais jovem/adolescente pois a leitura é extremamente leve e acessível, contando também com um amor impossível que se vai desenrolando ao longo da história. 
   Foi um livro de leitura agradável que não me arrependi de ler, muito pelo contrário, penso que merecia ser mais explorado, quer a nível da história global, quer ao nível da caracterização de alguns personagens e as suas motivações.  Mas recomendo a leitura, sem qualquer dúvida.
   Até breve...

0 comentários:

Enviar um comentário